
Menu de Análises
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Especialidades da estatística e da ciência de dados
TURF ANÁLISES
Identifica a combinação ideal de atributos, mensagens ou produtos que maximiza o alcance único
Exemplo: Onde investir minha verba de comunicação? Em uma análise de campanhas, qual a fonte de mídia que isoladamente você terá maior alcance e como a combinação com outras mídias afeta os resultados ? A TURF pode te dar o melhor direcionamento para isso.
BAYESIANA HIERÁRQUICA
Atualiza continuamente as estimativas com base em evidências novas. Ideal para modelar incertezas
Exemplo: Como identificar o que leva o consumidor a preferir uma marca ou outra? A modelagem bayesiana estima a probabilidade de escolha de marca levando em conta atributos percebidos e diferentes segmentos, incorporando crenças prévias do mercado.
CLUSTERIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE PERSONAS
Agrupa consumidores com base em padrões de respostas e atitudes similares
Exemplo: Como direcionar minha abordagem de comunicação de forma mais personalizada? De acordo com as respostas fornecidas, podemos gerar um perfil do consumidor dentro da categoria,como o “fashionista emocionado”, o “funcional desapegado” ou, quem sabe, o “sofisticado acessível”. Bônus! Para esse tipo de análise, também podemos enviar um simulador. Assim, em pesquisas futuras, as novas respostas dos entrevistados já indicam a chance percentual de pertencer a determinado grupo.
MAXDIFF
Avalia a importância relativa de atributos com mais precisão do que escalas tradicionais
Exemplo: Estou trabalhando com muitos atributos de imagem, mas qual de fato vai me dar a alavancagem que eu preciso? Descubra quais atributos mais influenciam a percepção da marca comparando o que é mais e menos importante para os consumidores.
TESTES A/B
Comparação entre grupos para avaliar o impacto de variações (mensagens, criativos, posicionamento)
Exemplo: Como avaliar o recall efetivo de uma campanha em grupos diferentes? Avalie o impacto de diferentes mensagens de comunicação, ou ainda, a consideração em relação a marca. Separe grupos de exposição (ex: viu campanha) vs controle (não viu).
ANÁLISE DE MÚLTIPLOS MERCADOS
Comparar desempenhos entre países/regiões de forma estruturada, isolando efeitos culturais, amostrais e de maturidade de marca
Exemplo: Descubra quais atributos são universais e quais são específicos de país, otimizando o posicionamento global da marca. Qual a força de "bom custo-benefício" em consideração nos países A vs B? Ou até mesmo em diferentes regiões do Brasil.
ANÁLISE CHAID
Árvores de decisão baseadas em análises de associação entre variáveis categóricas, ideal para segmentação e identificação de padrões de resposta em pesquisas
Exemplo: Quem são os usuários com maior propensão a abandonar a marca? A modelagem CHAID permite identificar os segmentos com maior risco de churn, destacando perfis específicos de usuários mais propensos ao abandono. Com esses insights, é possível planejar estratégias de retenção mais direcionadas e eficazes. Além disso, a árvore gerada facilita a criação de regras de negócio práticas, como: "Se o usuário é jovem e valoriza o atributo X, direcione a campanha Y."